segunda-feira, 27 de julho de 2009

O inferno são os outros

Sabe, eu não obrigo ninguém a gostar de mim. Não mesmo, aliás, nem faço questão de ser simpática, porque eu sou o que sou e ponto. Agora, imagine forçar alguém a ser meu amigo. Não mesmo. Amizade se constrói não se obriga ou se furta. Como bem disse a Dani uma vez para mim: ninguém assinou contrato, mas sinceridade é legal...

Bem disse o Sartre, que o inferno são os outros*... se não existisse mais ninguém no mundo além de você, 95% dos problemas que temos simplesmente não existiria. Porque os problemas sempre são causados por outras pessoas.

Eu perdi a fé na humanidade há muito tempo. Muito mesmo. Eu não acredito mais em ninguém, nem em nada, eu só acredito em mim. E mesmo assim, acredito desacreditando.
Eu estou aprendendo a ser só. Porque eu só posso precisar de mim mesma, e me bastar como companhia.

E os outros? Eles são meu inferno particular. Todos eles...



*** *** ***


*Só a convivência é capaz de me dar a certeza de que estou fazendo as escolhas que desejo. Daí vem a idéia de que "o inferno são os outros", ou seja, embora sejam eles que impossibilitem a concretização de meus projetos, colocando-se sempre no meu caminho, não posso evitar sua convivência. Sem eles o próprio projeto fundamental não faria sentido.


*** *** ***


Observação: eu disse que não queria mais escrever nesse blog, mas existem insatisfações que não podem ser postadas em 140 caracteres


...



Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Vivian.
Encontreo seu Blog porque estava procurando quanto valia um peso chileno em reais, veja só! Comecei a ler suas mensagens e resolvi mandar esse comentário.
Seguinte: Não te conheço, entrei no seu blog por acaso, como disse, mais acredito que mesmo que a situação esteja dificil, é melhor estar dificil perto dos seus, da sua terra. Com certeza o Brasil tem muitas chaces para todos. Talvez vc esteja sendo obrigada a estar ai. Mais se não for isso, se for só por causa do emprego, tenho certeza que vc conseguirá aqui no Brasil tb.
Abraços, e sorte!

Estrela.